Conto do Vigário. Unindo a esperteza e a ingenuidade

sábado, 1 de setembro de 2012

Cair no conto do vigário é uma expressão utilizada para descrever que uma pessoa ingênua foi enganada por algum espertalhão. Veja de onde surgiu essa expressão.

O que é cair no conto do vigário? É uma expressão muito utilizada para definir um tipo de embuste, onde algum espertalhão engana alguém ingênuo que quer ser esperto também.
Existem várias versões que explicam como surgiu o termo cair no conto do vigário, mas todas acabam caindo no golpe de esperteza de um vigário.

A explicação mais difundida diz que duas igrejas de Ouro Preto receberam, como presente, uma única imagem de Nossa Senhora, e, para decidir qual das duas ficaria com a escultura, os vigários apelaram à decisão de um pequeno burro.

Colocaram-no entre as duas paróquias e esperaram o animalzinho caminhar até uma delas.
A escolhida pelo quadrúpede ficaria com a imagem. E o animal foi direto para uma delas.
Só que, mais tarde, descobriram que um dos vigários era o dono do burrico, e conto do vigário passou a ser sinônimo de falcatrua e malandragem.
O blog Mentiras Veríssimas tem um artigo que explica essa lenda.

Leia o Artigo Completo em Mentiras Veríssimas:


Um comentário:

  1. Hiya! I just dіscovеred уouг web ρаge: Blogger: Encontrei por Αсaѕo ωhen I ωas exрlorіng stumbleupon. com. It looκs aѕ though sοmeone loνed уour blog sо much thеy decіded to bookmark it. I'll positively be returning here more often.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...