Como surgiu o fumo e o hábito de fumar.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

O fumo ou tabaco, é uma planta que tem origem na América e era usada em ritos indígenas. Os europeus ao tomarem contato com a planta, a levaram para a Europa. De lá foi espalhada para o mundo em forma de cigarro, que hoje é o maior causador de mortes da Terra.

A planta que deu origem ao fumo ou tabaco e ao cigarro.
O fumo ou tabaco é obtido das folhas de uma planta chamada “Nicotiana tabacum
Essa planta, originária da América, era muito utilizada pelos índios durantes seus ritos religiosos e de magia. Usavam o fumo nas práticas de feitiçaria e bruxaria para afastar os maus espíritos.

Quando Cristóvão Colombo chegou à ilha de São Salvador, em 12 de outubro de 1492, os indígenas da ilha, com a intenção de agradar aos visitantes, deram a eles “tabacos”, cheios de folhas queimando, para que fumassem.
Foi na Espanha que, com a criação daquilo que seria o primeiro charuto, se originou o hábito de fumar por mera demonstração de ostentação.
Por volta de 1840 surgem os primeiros relatos do uso de cigarro, como hoje o conhecemos.

O blog Mentiras Veríssimas tem um artigo que conta com mais detalhes a história do tabaco e de como essa planta, que nos primórdios tinha finalidade terapêutica, passou a ser uma das maiores causadoras de morte por problemas de coração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...