Primavera, verão, outono e inverno. As estações climáticas do ano.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

As estações do ano, primavera, verão, outono e inverno, não ocorrem com a mesma intensidade em todo o planeta. As estações do ano são diferentes de acordo com as zonas térmicas da Terra.

Uma das consequências do movimento de rotação é a existência dos dias e das noitesUma das consequências do movimento de translação é a existência das estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.
Na realidade, as estações do ano resultam de dois fatores: o movimento de translação da Terra e a inclinação do seu eixo de rotação.

Por causa dessa inclinação, que é sempre a mesma, acontece uma coisa importante durante o movimento de translação: durante um período do ano, o hemisfério sul fica mais exposto à luz solar e, em outro período, o hemisfério norte recebe maior insolação ou seja, durante alguns meses, o hemisfério norte recebe maior quantidade de luz solar que o hemisfério sul; durante outros meses ocorre o inverso. O movimento da Terra ao redor do Sol, com seu eixo sempre inclinado na mesma direção, faz com que o hemisfério sul receba mais luz solar que o hemisfério norte.
É por isso que acontecem as estações do ano.

O blog Mentiras Veríssimas tem um artigo que explica exatamente como são caracterizadas as quatro estações do ano. Fala dos calendários das estações e das variações que elas têm acordo com as zonas térmicas da Terra.




Artigos Recomendados:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...