Tipos, classificação e história do Bacalhau.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Existem cinco tipos de peixes que podem ser transformados em bacalhau. Bacalhau é uma maneira de processar (salgar, secar e curar) os peixes oriundos dos mares gelados do hemisfério Norte

A história do bacalhau, seus tipos e classificação.
Para se alimentarem durante suas longas viagens marítimas, na inexistência de outros métodos de conservação de alimentos, os vikings descobriram certo peixe muito comum nos mares que circundam o Pólo Norte e passaram a secá-lo ao ar livre até perder cerca de 20% do seu peso. O peixe endurecia, se conservava e os vikings comiam-no aos poucos.

Um pouco mais tarde, os bascos, já conhecendo o sal, começaram a salgar o pescado para aumentar sua durabilidade. Com isso, iniciou-se a comercialização, tornando-se, por volta do ano 1000, um negócio internacional.

Essa maneira de processar (salgar, secar e curar) os peixes oriundos dos mares gelados do hemisfério Norte, deu origem ao que hoje conhecemos como bacalhau.
São vários os tipos de peixes que são transformados em bacalhau. Para cada um dos tipos existem categorias em que são classificados.

O blog Mentiras Veríssimas tem um artigo que descreve todos os tipos de bacalhau e sua classificação. Fala também sobre a origem do termo “Bacalhau do Porto”.




Artigos Recomendados:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...