O movimento da água na natureza. O ciclo hidrológico.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

A água está em movimento constante na natureza, seja mudando de posição, seja mudando de estado físico. A essa movimentação constante da água na natureza damos o nome de ciclo hidrológico ou ciclo da água.

O ciclo hidrológico. O movimento da água na natureza
A água está sempre em contínuo movimento na superfície terrestre. Esse ciclo da água é importantíssimo para a vida no planeta. Se não existissem evaporações, precipitações e deslocamentos da água, não existiriam plantas, nem agricultura; a vida seria impossível, até mesmo, para os seres microbianos existentes misturados ao solo.

Devido a esse movimento, de tempos em tempos, as massas de água do planeta se renovam completamente. Se conseguíssemos marcar cada uma das moléculas de água de um oceano e tirar uma foto instantânea, descobriríamos que depois de 3000 anos, ao tirar uma nova foto, nenhuma dessas moléculas marcadas estariam no oceano. As moléculas seriam outras.

Assim como os oceanos levam 3000 anos para renovar suas águas completamente, as geleiras levam 8000 anos para obter essa renovação total e a atmosfera leva 7 dias para renovar totalmente o seu vapor d’água.

O blog Mentiras Veríssimas tem um artigo que explica o Ciclo hidrológico da água.




Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...