Hino da Independência do Brasil. Letra, música e história

segunda-feira, 4 de março de 2013

História, Letra e Música do Hino da Independência do Brasil, composto por D. Pedro I e Evaristo da Veiga. Escute a execução desse símbolo patriótico.

Independência ou Morte. Tela do artista paraibano Pedro Américo, pintada em 1886, sob encomenda do então imperador do Brasil, D. Pedro II.
Antes mesmo do “Grito do Ipiranga”, por volta de agosto de 1822, um poeta fluminense chamado Evaristo da Veiga, favorável à independência que era, escreveu um poema ao qual intitulou “Hino Constitucional Brasiliense” e o publicou. O poema teve grande aceitação da Corte e foi musicado por um famoso maestro da época chamado Marcos Antonio da Fonseca Portugal.

Entretanto, em 1824, D. Pedro I, o imperador, tendo se afeiçoado pelo poema de Evaristo da Veiga, resolveu ele mesmo compor uma música para os versos, que a partir daí passou a substituir, oficialmente, a música de Marcos Portugal. Tornou-se uma canção patriótica valia até como hino nacional, embora não oficialmente.

Após a abdicação de D. Pedro I, esse hino foi gradativamente sendo deixado de lado.
No centenário da independência, em 1922, ele voltou a ser executado, mas não com a melodia de D. Pedro I e sim com a de Marcos Portugal.

Foi somente durante a era Vargas (1931-1945), que a música composta por D. Pedro I foi reestabelecida como a melodia oficial do poema de Evaristo da Veiga, tornando-se oficialmente o “Hino da Independência do Brasil”.

Acompanhe o hino. 
Para escutá-lo, clique na seta do tocador logo abaixo da foto de D. Pedro I.

Clique na foto de D. Pedro I e ouça o Hino da Independência do Brasil
Hino da Independência do Brasil
Letra de: Evaristo da Veiga
Música de: D. Pedro I

O blog Tear de Retalhos tem um artigo que conta um pouco mais da história desse hino e transcreve o poema de Evaristo da Veiga na íntegra.


Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...